• Lipe Diaz

Passos iniciais para se tornar um Concept Artist:

Atualizado: Jul 15



Vamos lá queridos estudantes, muitos desenhistas iniciantes se perguntam “Como posso ser um ilustrador de Concept Art para Games?” ou “Como posso trabalhar com Concept Art para Games?”.


O caminho inicial básico para ser um bom ilustrador de Concept Art para Games é o estudo do desenho tradicional. O estudo do desenho tradicional se torna fundamental para seguir essa carreira tão desejada por vários iniciantes no desenho.


O primeiro passo seria o domínio do desenho tradicional, começando pelo curso de desenho básico, onde são abordadas as principais matérias necessárias ao desenvolvimento do desenho. É claro que não basta apenas estar presente nas aulas, o aluno deve também criar um ritmo de estudo em casa, desenvolvendo, criando e desenhando de forma constante. O importante é desenvolver uma agenda com regularidade, ou seja, todos os dias definir um determinado horário, com tranquilidade, para a realização dos estudos.




Não há a necessidade de o aluno estudar quatro horas seguidas, e durante o restante da semana não estudar mais, pelo menos uma hora e meia por dia é o suficiente para desenvolver e aprimorar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. A regularidade e a qualidade do estudo são fundamentais para o bom desenvolvimento e aprendizado do aluno. O Caminho é ter material para mostrar para seu professor ou diretor de arte regularmente.


Em caso de dúvidas na sala de aula, o aluno deve sempre perguntar ao professor, nunca deixem uma dúvida passar, essa dúvida pode atrapalhar o seu desenvolvimento nos módulos subsequentes. Um outro conselho importante é a abordagem de temas onde possuímos as maiores dificuldades no desenho. Sanar as falhas é extremamente importante no processo de aprendizado. As vezes eu comentava: “Desenhe o que você não gosta, pois é nesse ponto onde encontrará as suas maiores dificuldades”.


O segundo passo, que pode ser realizado ao mesmo tempo, em paralelo, no processo de aprendizagem, é se matricular no Curso de Desenho Básico Digital, apresentará o domínio pleno dos softwares de ilustração digital. No mercado possuímos vários bons programas de ilustração e desenho digital a comentar: Adobe Photoshop ( Software mais usado em empresas ), Krita, Corel Painter, Clip Studio, SketchBook, dentre outros.



Eu particularmente gosto de todos os comentados acima, mas para os desenhistas iniciantes recomento os gratuitos como o Krita e o Sketchbook, pois são muito bons. Ao final da matéria vou deixar o link para vocês baixarem esses dois grandes programas de desenho e ilustração digital.


Durante o Curso de Desenho Básico Digital o aluno aprenderá a utilizar e dominar a mesa de desenho digital com a caneta ótica. Particularmente recomendo as mesas da Wacom, mas existem outras marcas no mercado. Para o aluno iniciante dominar bem o software e o equipamento é importante o apoio de um curso, posso comentar o Curso de Desenho Básico Digital. “Onde posso encontrar esses cursos?”


A Escola de Artes Visuais Lipe Diaz é especializada nesse universo, lá, com plena certeza, vocês encontraram todos os cursos que desejam realizar e muito mais. É uma verdadeira casa de geração dos novos talentos no desenho digital e artístico no Brasil, e por consequência, no domínio da arte de Concept Art para Games.





Apenas um conselho, o estudo de anatomia e perspectiva são fundamentais para todos os desenhistas que possuem o foco no mercado de Concept Art para Games.

O segundo passo seria a aquisição de livros especializados na área, para a estruturação de uma pequena biblioteca. Podemos encontrar na Amazon uma enorme gama de livros importantes para o desenvolvimento do aluno. A comentar: How to Draw Fantasy Art: Create Amazing Fantasy Characters (Inglês), Anatomy for Fantasy Artists: An Essential Guide to Creating Action Figures and Fantastical Forms (Inglês), The Big Bad World of Concept Art for Video Games: How to Start Your Career as a Concept Artist (Inglês), Big Bad World of Concept Art for Video Games: An Insider's Guide for Students (Inglês), How to Draw Mythical Monsters and Magical Creatures: An Artist's Guide to Drawing Mythical Creatures from One of the Masters! (Inglês), Masters and Legends of Fantasy Art, 2nd Expanded Edition: Techniques for Drawing, Painting & Digital Art from Fantasy Legends (Inglês), dentre outros.


Também é importante a aquisição de sketchbooks de artistas, games e filmes, para a observação e estudo. A comentar: The Lord of the Rings Sketchbook (Inglês), The Future of Fantasy Art (Inglês), The Art of Anthem (Inglês), The Art of Dragon Age: Inquisition (Inglês), dentre outros.




Sendo assim, em resumo, podemos perceber que o caminho para ser um artista de Concept Art para Games exige muita dedicação, paciência, estudo e domínio pleno dos equipamentos e softwares utilizados pela área e um bom curso de desenho também é fundamental dentro do processo de aprendizado do aluno.


Abaixo encaminho os links dos programas para o trabalho com imagens digitais.

https://krita.org/en/

https://sketchbook.com/


Link da Amazon ( Para compra dos livros ):

https://www.amazon.com.br/


Um forte abraço a todos e bons estudos!


Autor: Carlos Ewald ( Game Designer formado na Games Workshop - Inglaterra)

280 visualizações
NÓS ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL E TALENTO ARTÍSTICO

LIPE DIAZ - UNIDADE CENTRO

RUA BUENOS AIRES, 23 - 301 - CENTRO -  RIO DE JANEIRO

LIPE DIAZ - UNIDADE BOTAFOGO - ESCOLA DÍNAMIS

RUA BAMBINA, 118 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO

(21) 3199-0891

WhatsApp-icon.png

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEDE CENTRO e ONLINE:

Segunda a Sexta (9h às 20h) e Sàbado (9h às 17h)

FILIAL BOTAFOGO

Sábado (9:00 às 12:00)

Parceiros Comerciais:

Dínamis.png
Sem título-1.png

Nossas Redes:

  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Wix Facebook page
  • twitcg
  • Wix Google+ page

© Lipe Diaz - Escola de Artes Visuais.  2016 - 2020. Todos os direitos reservados.