top of page
  • Foto do escritorLipe Diaz

Lipe Diaz com Ivan

Atualizado: 4 de fev. de 2020

Ivan um dos criadores e mentores da Game XP em entrevista exclusiva para a Lipe Diaz!


Realizamos uma entrevista exclusiva com um dos mentores e criadores da Game XP, um evento de sucesso que movimenta o mercado de jogos no Brasil, com realização no Rio de Janeiro. Sendo considerado o maior evento de jogos da América Latina. Foi uma entrevista inesquecível e emocionante, onde Ivan descreve para nós os desafios e objetivos relacionados a vida e a esse grande evento.

Carlos Ewald: Como foi investir no Rio de janeiro sabendo que a nossa cidade está muito carente de eventos desse porte? Qual foi a motivação em realizar esse grande evento no Rio de Janeiro?

Ivan: Nós da CCXP um evento formado pela junção da CCXP - Comic Con Experience, Rock in Rio e o Grupo Globo, também tendo em sua formação as empresas Omelete, CHIAROSCURO Studios e Iron Studios, sempre possuímos um sonho, como objetivo a criação de um grande evento para o Rio, com características próprias, único, sendo assim, veio a ideia de criar um grande evento de games.

O evento foi desenvolvido para ocupar as arenas olímpicas do Rio de Janeiro, localizadas na Barra da Tijuca, que estavam sendo subutilizadas, uma oportunidade única em aproveitar um espaço que merece ser utilizado para um novo grande evento, contendo uma proposta diferente, ou seja, uma evento inovador para a cidade do Rio de Janeiro, com esses quesitos em foco, criamos o primeiro Game Park do mundo.


Considero um grande benefício para a cidade e estamos muito felizes em realizar e trazer esse evento. Possuímos a proposta de realizar de forma regular o evento da Game XP na cidade do Rio.

Nós, os organizadores, possuímos duas características principais, somos empreendedores e também pessoas envolvidas e apaixonadas pelos universos da Cultura Pop, games, quadrinhos e entretenimento em geral, com isso juntamos essas grandes características para a realização de eventos que dão certo, são sustentáveis e que permanecem vivos ao longo do tempo.

Carlos Ewald: Qual seria o recado para os profissionais iniciantes nas áreas de games, concept art e ilustração?

Ivan: As vezes o mercado brasileiro nos assusta um pouco, pela falta de oportunidades e dificuldades em conseguir uma boa colocação no mercado nacional, mas essas profissões em especial possuem uma capilaridade para o mundo, significando que podemos trabalhar para qualquer empresa em qualquer parte do mundo a partir do brasil. Nós mesmos possuímos uma empresa que representa 57 quadrinistas que trabalham para DC Comics, Marvel Comic para a Dark Horse a partir do Brasil.

Sendo assim estamos em nosso país enfrentando dificuldades que a primeiro momento parecem intransponíveis, mas a visão é única podemos trabalhar para qualquer lugar do mundo.

Seguindo essa ideia recomendo para os desenhistas e criadores que trabalham dentro desses universos, o mercado é vasto, não se restringe somente ao Brasil e todos os profissionais podem ser vistos por grandes empresas que estão fora do país.

Carlos Ewald: Nós sabemos que as dificuldades são os grandes motivadores da mudança, criando um foco para alcançarmos um determinado objetivo. Sendo assim as dificuldades são, em muitos casos, eventos bons, motivadores para o caminho de realizações positivas e frutíferas com o objetivo de construir um futuro melhor.

Eu concordo com você, os momentos de crise e dificuldades trazem oportunidades para serem exploradas, mudam a forma de se ver as coisas, os cenários e nessas mudanças surgem as oportunidades que podem ser exploradas como exemplo comento a CCXP e a COMIC COM. São eventos que precisaram de várias convergências de fatores favoráveis para as suas realizações.

As oportunidades estão aí, não só de grandes eventos, mas individuais, para cada um de nós, sendo necessário apenas estar preparado e atento, com foco e dedicação, pois nada vem de graça, tudo é feito com muito trabalho.


Devemos construir a nossa estrada, pavimenta-la, sendo assim desejo uma boa sorte a todos!


Para mais informações, acompanhe: https://www.gamexp.com.br/



Lipe Diaz School of Visual Arts

Tel: 21 3199-0891

Wapp: 55 21 98187-3749


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page