top of page
Foto do escritorLipe Diaz

Aniversário 2020 - Nossa história

Atualizado: 25 de abr. de 2020


A Lipe Diaz está comemorando mais um ano de existência. Nos anos anteriores realizamos bate-papos com ex-alunos profissionais atuantes nos mercados de quadrinhos, games, animação, ilustração, escultura e referências do mercado. Interessante o número de alunos da Lipe Diaz que se tornaram profissionais: praticamente todos que terminam seus cursos com portfólio.


Esse ano não haverá festa devido à pandemia mundial. Vamos guardar energias para ano que vem, e refletir.


A Lipe Diaz começou no mundo dos sonhos, sonho de trabalhar desenhando. Nunca foi uma meta abrir uma escola. O sonho de infância era se tornar um artista. Entrar no mercado é mais fácil do que se manter . Entrar no mercado é como entrar em um trem bala em movimento.


Entre 1997 e 1998, Lipe e seus amigos artistas trabalharam em uma revista em quadrinhos idealizada por Ricardo Graça, chamada Troia. Quase todos nós éramos alunos de um professor de desenho chamado Wagner e fomos reunidos para este projeto. Assim surgiram, em tempos onde a internet não era sombra, os "42 amigos", grupos de artistas que se encontravam no centro do Rio para mostrar histórias e personagens uns para os outros.



O lançamento da revista Tróia aconteceu no SENAC Riachuelo , e lá os jovens artistas tiveram contato com o quadrinista e ex-editor Edmundo Rodrigues, e ali muito foi ensinado sobre o mercado editorial.





Planejar e organizar é um trabalho invisível, mas não acontece como mágica, requer comprometimento. Todo mundo se conhece e toda informação circula nos bastidores. Para crescer no mundo das artes é preciso evoluir como pessoa. Ética nos relacionamentos é algo raro e esse foi nosso diferencial.




Entre 2011 e 2012, Lipe já tinha desenhado alguns títulos para o mercado americano e se tornou diretor de uma escola de artes no Rio de Janeiro após isso. Como artista, participou de várias Comicmanias (Evento que trouxe o Jim Lee e Greg Capullo anos atrás). Era uma honra estar na Comicmania ao lado do Carlos Rafael, Jack Helbert, Jack Jadson, Ibraim Roberson, Joe Bennet. Uma galera veio. João Calvet organizava.




Legal de ser artista é que os convites para os eventos e o Networking com profissionais é natural. O trabalho administrativo não é tão legal quanto o criativo, mas era algo que precisava ser feito. A empresa cresceu muito.




A ideia era reunir os artistas atuantes no mercado internacional e os independentes. Trouxemos de vários estados coletivos como o Petisco (Daniel Esteves, Will , Mário Cau, Cadú Simões), Daniel HDR, Geraldo Borges e os locais como Leo Finochi e até convidados estrangeiros.


Nessa época, Victor Neto já era professor e demos algumas entrevistas para a mídia.





Até convidados internacionais como Sérgio Cariello vieram.



Nessas fotos: Fabrício Guerra, Fábio Guimarães, Rodney Buchemi, Rod Reis, Márcio Takara, Carlos Rafael, Ronilson Freire, entre outros que vão dar muito que falar ainda. Grandes artistas. Pessoas de outros estados estudavam conosco. Reunir esse povo foi uma oportunidade ímpar.



Organizavamos muitos eventos, agregando os profissionais que ia conhecendo. A lista é enorme. Muitos amigos sendo feitos. Foi bom pra ele também fazer todos esses workshops e cursos. Grandes talentos aí!




Era tudo muito bem feito e nossa sede era na Zona Sul - Botafogo.



Paulo Siqueira, Renato Guedes, Ibraim Roberson muitos artistas profissionais vieram trabalhar conosco.


Anderson Mahanski, Danilo Beyruth, tantos nomes, tantos talentos promissores foram desenvolvidos nessa época.






Por detrás de todas essas ações e eventos tinha uma equipe dando suporte e trabalhando duro. Mas como agitador cultural, o tempo dedicado ao desenho foi diminuindo e isso não foi bom. Em 2013 ele teve a oportunidade de deixar de ser Diretor de Escola e se dedicar mais a carreira de desenhista e tudo deu certo. Veio a primeira NYCC e a oportunidade de dar mais um passo na carreira. Nosso professor Victor Neto também foi.


Nesse ano o objetivo era mostrar portfólio para editores e artistas e pegar feedbacks.



Algumas fotos de quem o avaliou:



Frank Cho


Adam Hughes


Mark Teixeira


Steve Mcniven


olivier coipel

Olivier Coipel



Michael Gonden


José Luiz Garcia Lopez

José Luiz Garcia Lopez (Esse é o cara!!) :-)



Mark Silvestri

Realizei meu sonho de infância e ainda ganhei dicas incríveis do meu amigo Mark Silvestri



Charlie Adlard

Como bônus troquei ideia com Charlie Adlard nas ruas de Manhattan!!



David Loyd


Rich Buckler

Ah, Rich Buckler foi meu orientador por email até o mês de seu falecimento...



Rob Liefeld

Os alunos da escola falavam sempre do Rob Liefeld. O Criador do Deadpool tem carisma nível 100000.



Era ali, era ali que eu queria chegar!!


Em 2014, com tudo isso na bagagem, Lipe se mudou do Rio de Janeiro e foi morar em Sorocaba-SP. A ideia era apenas desenhar para os clientes recém obtidos. Mas o barulho feito no Rio de Janeiro chegou até Sorocaba, dando oportunidades de também trabalhar com aulas e receber a mídia em sua casa. Casa cheia aos Sábados e muitos sonhos sendo alimentados para tornarem realidade. Ali surgiu a Lipe Diaz, e o Lipe era apenas agregador de pessoas. Muitas experiências para partilhar.




Também era muito divertido, não tinha aquele peso de ter uma empresa.



Enquanto morava em Sorocaba Lipe participava da equipe que desenhava o jogo Marvel Avengers Aliance da Marvel Games e desenhava quadrinhos para a editora independente do roteirista do Deadpool, o Buddy Scalera. Foi um ano produtivo.





Em outubro de 2014 Lipe voltou a NYCC, mas dessa vez como Artista expositor. Algo quase impossível se tornou realidade.

Lipe Diaz com o editor Buddy Escalera no lançamento da revista Apocalypse Boulevard na New York Comic Con.



Sonho se tornando realidade, Lipe teve bons mestres.




Em 2015 Lipe voltou ao Rio de Janeiro. Trabalhou como freelancer em vários projetos, alguns deles para Fábio Jesus, seu amigo do exercito Brasileiro que se tornou o MC Koringa, artista muito famoso.


Nessa época Lipe juntou o Mc Koringa com o Anderson Mahanski e surgiu uma animação muito legal. Nesse meio tempo as aulas de desenho com o Lipe voltaram à cidade.



Muitos ex-alunos, profissionais querendo trabalhar com aulas sem perder o foco de produzir para o mercado e pessoas querendo as aulas. Eram muitos e-mails recebidos por dia, dezenas. A ideia era não me aprofundar tanto nisso e continuar desenhando. Nesse período a produção para o mercado internacional era alta.


Em 2016, com o estímulo dos alunos foi fundada a empresa . Ficava na Rua Buenos Aires 93, no centro da cidade. Era pequena, tínhamos 5% da estrutura que temos hoje, mas o pé no mercado internacional e contato com outras empresas ajudou muito. Quem chegou determinado a produzir e realizar encontrou a realidade e o caminho a ser seguido. Oportunidades batiam na porta.



O grupo foi crescendo sem parar e o espaço ficou desconfortável. A primeira sede da empresa não passava credibilidade para quem não conhecia sua reputação e a profissionalização foi necessária. Além das aulas e trabalhar com estúdios, a popularidade não era compatível com o espaço. Nessa época surgiram no brasil grandiosos eventos como a CCXP, Game XP que davam muita visibilidade aos artistas ativos no mercado. Sem contar as bem vindas indicações da escola na mídia especializada e nos bastidores. O investimento em publicidade era zero.





Os alunos em suas jornadas estavam animados em buscar resultados. Em 2017 recebemos a exposição do Will Eisner em parceria com Marisa furtado e a Família do lendário Will Eisner.






O negócio prosperou e Lipe alugou um andar inteiro para atender melhor as exigências do mercado. O plano era ter laboratório digital e mais espaço para a galera de animação tradicional e ilustração digital. Estávamos em evolução olhando portfólios. Ainda estamos. Nos tornamos um dos primeiros centros de treinamento autorizado da Harmony Toonboom na America latina, empresa canadense referência mundial em animação digital. Somos o primeiro do Brasi. O Rio de Janeiro é um dos maiores, se não maior, polo de animação no Brasil.




As fotos da unidade pronta você vê clicando aqui. Também temos uma unidade em Botafogo no Colégio Dinamis. Em 2020 , em meio a pandemia, fundamos a Unidade Digital.









Devido à pandemia as unidades físicas estão paradas, mas trabalhamos duro e continuamos trabalhando na unidade digital da escola, tendo todos nossos cursos online.


 

No dia de hoje, a escola completa mais um ano de sua existência, mas quem deve comemorar e ser parabenizado é cada um de nós que nela trabalhamos e estudamos. Somos a força motora dessa empresa, somos seu coração e o seu cérebro. Somos quem alavanca todos os nossos serviços e faz o sucesso chegar. Parabéns para cada um de nós, por mais um ano de realizações! Confira nossa equipe.


Crianças interiores e seus sonhos emocionantes... Trabalhamos para vocês!



.

175 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


elenilson moura
elenilson moura
Apr 24, 2020

Parabéns por todas as conquistas! Vitória só se ganha quando se vai a luta.

E hoje faço parte desse time de guerreiros, inserindo-me nesta fantástica história.

Me sinto feliz em fazer parte da equipe Lipediaz, sucesso a todos e muitos anos de vida .

Like
bottom of page