• Lipe Diaz

Tutorial: Como pintar com aquarela?


Neste artigo vamos descrever o processo de pintura clássica utilizando a técnica de aquarela!



Estruturando o desenho A estrutura do desenho será a base da pintura. Caso opte por fazer a estrutura no lápis, como foi feito nessa pintura, você terá que produzi-la de forma que não deixe nada para corrigir no momento de aplicar as cores, pois quando a estrutura está bem elaborada, há mais probabilidade de a pintura final ter um resultado mais satisfatório.



Assim que visualmente terminar a estrutura do desenho, é ideal tirar o excesso de grafite, passando o limpa tipo sobre ele conforme indicado na imagem abaixo.



Passando para aquarela

Logo podemos passar para a aquarela. Lembre-se que a água na aquarela fortalece o efeito de transparência, sendo assim, quanto mais precisar de tons claros e efeitos transparentes, mais água se coloca na mistura.


Com isso em mente, precisamos decidir a cor, fazendo a mistura correta na sua palheta.

Você vai precisar ter atenção nos pigmentos e na quantidade escolhida, caso precise novamente da mesma cor, e tenha que fazer essa mistura.



Após acertar a cor desejada, podemos ir pro papel com isso em mente.

Nesta pintura eu quis um efeito de aquarela mais transparente,por isso eu coloquei bastante água no começo, sabendo que precisaria trabalhar em camadas para conseguir efeitos de degradê e sombra e luz.

É importante sempre pensar em camadas, e começar com o que ficaria por trás e depois o que seria na frente. Ou seja, como o cabelo ficaria por cima do rosto, começamos pela pele do rosto e seguimos essa sequência pensando nos planos.

Assim também para chegar aos tons mais escuros, deve-se ir colocando camadas por cima do tom desejado, e ir controlando a quantidade de água.


E tendo em mente que é mais provável se perder o controle com muita água, ao chegar em áreas pequenas, como os detalhes do nariz e dos olhos, deve evitar o excesso de água e colocar mais pigmento no pincel.



Ao chegar no cabelo, é bom que a pele já esteja seca, para a camada do cabelo não se misturar com o da pele. Foi decidido que nessa etapa se colocaria bastante água. É importante pensar no efeito ao escolher a quantidade de água. Não foi adicionada muita água simplesmente pelo tamanho da área de pintura, mas pra conseguir passar o efeito de “solto” e “com movimento” que uma aquarela muito aguada consegue passar.




Ao colocar a tinta com bastante água, se controla o movimento com o pincel, e caso precise de mais transparência é só colocar mais água. Mas, do contrário, para diminuir a transparência, coloque mais tinta em cima da parte já molhada do desenho.


Também se pode colocar bastante água no papel, e depois adicionar a tinta nela, dando o efeito de difusão que a tinta faz na água. Deixando a tinta tomar a forma, sem mexer muito com o pincel, a não ser que queira direcionar para onde o acúmulo de tinta precise ir.

Vá acrescentando os tons, e a medida que vai necessitando de tons mais escuros na pintura, coloque em camada, e se precisa de um tom mais forte, espere a tinta secar antes de passar o próximo tom, assim terá mais controle e o tom ficará mais escuro por não se misturar com a água do tom de baixo.




Lembre-se que o estilo da aquarela é mais solto, com isso não precisa se preocupar tanto com o fluir da água pelo papel. Mesmo assim, mantenha sempre um pano ou papel toalha próximo, para enxugar, caso fique mais aguado que o necessário e você esteja perdendo o controle, já que a água pode entrar em áreas que não havia necessidade de molhar, mesclando camadas de tintas e alterando o efeito de profundidade.



Todas as tintas perdem um pouco de saturação quando secam, umas mais e outras menos. No caso da aquarela, ficamos com tom mais claro e a saturação também diminui.

É sempre bom ter uma noção das cores das tintas já secas, para não ter surpresas. Com isso em mente, pra chegar num tom mais forte e um pouco mais saturado, precisamos diminuir a quantidade de água e fazer mais camadas. Quanto menos misturas para chegar na cor, mais saturada ela ficará.

Nessa pintura usamos dois pincéis, ambos redondo de nylon com cabo curto, mas de números diferentes. O mais fino para áreas de detalhes como olho e fio do cabelo, onde colocamos pouca água para ter controle nos detalhes e fortalecer o tom.





Já o pincel de número maior foi usado para áreas grandes e com bastante água em geral.




Finalizando todas as camadas e tons, espere a sua pintura secar e faça uma última análise, caso algum tom esteja mais claro ou precise adicionar algum efeito a mais na sua arte.



E assim está terminado o processo desta pintura:


Autora: Isabela Flores (Instrutora de Desenho Artístico e Pintura Tradicional, Ilustração e Pintura Digital e de Concept Art)


Quer receber tutoriais e dicas grátis em seu e-mail? Clique aqui e se cadastre!


Faça uma aula experimental grátis, online e AO VIVO! Saiba mais sobre o curso de desenho artístico e técnicas de pintura tradicional clicando aqui.


As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um animador atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?


A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!


Clique aqui e agende uma aula grátis! Você também pode falar conosco no Whatsapp!


0 visualização
NÓS ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL E TALENTO ARTÍSTICO

LIPE DIAZ - UNIDADE CENTRO

RUA BUENOS AIRES, 23 - 301 - CENTRO -  RIO DE JANEIRO

LIPE DIAZ - UNIDADE BOTAFOGO - ESCOLA DÍNAMIS

RUA BAMBINA, 118 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO

WhatsApp-icon.png

(21) 3199-0891

( 21) 98187-3749

Parceiros Comerciais:

Dínamis.png
Sem título-1.png

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEDE CENTRO e ONLINE:

Segunda a Sexta (9h às 20h) e Sàbado (9h às 17h)

FILIAL BOTAFOGO

Sábado (9:00 às 12:00)

Nossas Redes:

  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • YouTube ícone social

© Lipe Diaz - Escola de Artes Visuais.  2016 - 2020. Todos os direitos reservados.