• Lipe Diaz

Tutorial: Como fazer correções na aquarela?


Ops, borrei a minha aquarela… E agora? O que fazer?


Existe algumas formas de contornar erros que podem acontecer na aquarela. É bem comum ao começarmos a pintar usando aquarela a aprendermos a nos desprender de pinturas por perder o controle na tinta aguada, que diferente da tinta a óleo, é muito transparente e fica facilmente visível o erro. Por isso deve se aprender a ter controle sobre o pincel e fazer com calma a sua pintura, pra evitar certos erros, mas é comum de mesmo assim acontecerem.


E um desses erros decorrentes é sem querer pintar uma região usando a cor errada e se veja que a única solução é: ou dar adeus a pintura, ou conseguir tirar essa cor ou amenizar sua saturação no local.


A primeira forma de arrumar esse erro é antes que a tinta seque, jogar bastante água, secando com um pano logo em seguida para a água não espalhar por outros cantos que você não deseje e acabe borrando.

Esse processo deve ser feito repetidas vezes até tirar o máximo do pigmento no papel que conseguir e deve ser feito com calma, prestando muita atenção para não perder o controle da água no papel.

Porém essa forma só é possível caso você esteja usando um papel de boa qualidade, e de gramatura alta, que poderá aguentar essa sequência de água sem dissolver, deixar pedaços de papel ou até furar.




Por isso, caso você esteja usando um papel que não seja tão bom, calma, também tem algumas formas de contornar o erro. Como o papel não aguenta muita água, você pode mesmo assim, antes tentar tirar um pouco do excesso da tinta mas com pouca água e um pano, até onde você sentir que o papel aguente.


Mas isso ainda deixará uma boa marca da tinta errada no local,precisando assim, de mais um trabalho, que começa esperando a tinta secar, e logo em seguida pegar o pigmento branco e, lembrando de usa-lo com pouca água, assim conseguirá uma tinta mais consistente que conseguirá fazer uma pequena camada sobre o erro. Deve-se juntar ao pigmento branco a cor certa do local e passar por cima do erro.


Espere secar e faça outras camadas. Porém fique atento: a tinta branca nunca é no mesmo tom do papel, por isso se mantiver só o branco por cima, ficará bem evidente, por isso deve-se juntar essa tinta com de outro pigmento que queira colocar no local.


O pigmento branco irá tirar naturalmente a saturação da cor, por isso tome cuidado ao usa-lo e teste antes em um papel. E também deve manter toda a pintura seguindo essa consistência de pouca água, para manter a coerência do estilo usado na pintura.




Outra solução é usar do seu erro e modificar a pintura. No caso desta pintura, (imagem 01) como eu coloquei um pigmento azul errado na figura (imagem 02), eu vi a possibilidade de fazer uso de uma sombra fria no rosto que estava sendo pintado, e ajustei as sombras para seguir essa ideia.



Com o pigmento branco (imagem 03) com pouca água, pra tirar a saturação e a força da cor azulada no rosto, eu mantive a pintura com esse tom, e segui a nova ideia (imagem 04).


imagem 03



Fortaleci as linhas por questão de estilo e deixei a pintura com pouca água, já que estava usando um papel de qualidade inferior, que não aguentaria grande carga de água sem se dissolver. (imagem 05)



imagem 05

Mas sempre temos a opção de começar de novo, e usarmos o erro como aprendizado para seguir novas pinturas com mais cuidado e atenção.

O importante é nunca desanimar!!


Recomendamos a prática da pintura tradicional e Digital. Ter bons fundamentos de pintura é um dos pré-requisitos para nosso curso do curso de ilustração e Concept Art.


Autora: Isabela Flores (Professora Desenho Artístico e Técnicas de pintura da nossa Escola)







Quer receber tutoriais e dicas grátis em seu e-mail? Clique aqui e se cadastre!

Dúvidas? Faça uma aula experimental grátis, online e AO VIVO! Saiba mais sobre o curso de desenho artístico e técnicas de pintura tradicional clicando aqui.

As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um artista atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?

A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!

Clique aqui e agende uma aula grátis! Você também pode falar conosco no Whatsapp!

24 visualizações
NÓS ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL E TALENTO ARTÍSTICO

LIPE DIAZ - UNIDADE CENTRO

RUA BUENOS AIRES, 23 - 301 - CENTRO -  RIO DE JANEIRO

LIPE DIAZ - UNIDADE BOTAFOGO - ESCOLA DÍNAMIS

RUA BAMBINA, 118 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO

(21) 3199-0891

WhatsApp-icon.png

( 21) 98187-3749

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEDE CENTRO e ONLINE:

Segunda a Sexta (9h às 20h) e Sàbado (9h às 17h)

FILIAL BOTAFOGO

Sábado (9:00 às 12:00)

Parceiros Comerciais:

Dínamis.png
Sem título-1.png

Nossas Redes:

  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Wix Facebook page
  • twitcg
  • Wix Google+ page

© Lipe Diaz - Escola de Artes Visuais.  2016 - 2020. Todos os direitos reservados.