top of page
  • Foto do escritorLipe Diaz

Tutorial: Aprenda a desenhar cabelo!

Nesse novo artigo será explorado uma técnica para desenhar cabelos corretamente para quaisquer personagens e figuras humanas.


Mediante a utilização das técnicas aprendidas no artigo anterior "Tutorial: Aprenda a desenhar - cabeça", pode-se construir de forma correta e proporcional a cabeça que servirá de base para posteriormente colocarmos o cabelo (imagem 01)


Imagem 01

O primeiro passo para o desenho de cabelo é um esboço do design ou criação de um penteado para complementar o rosto previamente criado. Isso pode ser realizado de diversas formas diferentes produzindo resultados igualmente diferentes (imagem 02), eventualmente escolhendo aquele que mais se adeque ao tipo específico de personagem ou ideia que se almeja desenhar (imagem 03).


Imagem 02
imagem 03

Durante esse processo, alguns pontos importantes devem ser observados na realização do desenho (imagem 04):


· Atente à linha do cabelo.

· Não desenhe fio por fio. Concentre-se nas mechas. Apesar de ser composto por fios individuais, o cabelo tende a se combinar em mechas, em virtude do desnível do escalpo provocando diferentes inclinações dos folículos capilares e à eletricidade estática que se forma entre os fios.

· Coloque variedade nas larguras, movimento e direções das mechas.

·Pense na cabeça e nas mechas como formas tridimensionais, com altura largura e profundidade. Isso será mais evidenciado no próximo passo.

· Busque referências de tipos de cabelo e penteados diferentes.


Imagem 04

O segundo passo será definir o volume do cabelo (imagem 05). Posto que no design já foi considerada a tridimensionalidade dos objetos desenhados, resta-se aplicar a correta renderização de luz e sombra. Atente-se as regiões de:


· Luz (áreas onde o cabelo está diretamente iluminado pela fonte de luz, aqui deverá ser aplicado o tom mais claro)

· Tom médio (área intermediária entre os tons mais claros e os mais escuros)

· Sombra (áreas onde a fonte de luz não ilumina o cabelo, aqui deverá ser aplicado o tom mais escuro)

E certifique-se de realizar a correta transição entre os tons. Durante esse processo, é necessário ter em mente, sempre, as formas do cabelo: espirais, cilindros, curvas em “s”, formas fluidas e orgânicas. Diferentes tipos de cabelo apresentarão diferentes formas.

Lembre-se que quanto mais escuro for o cabelo, mais escura serão as tonalidades médias e sombras e quanto mais claro o cabelo, mais clara serão as tonalidades médias e sombras.


Imagem 05

O terceiro passo do desenho de cabelo é a aplicação de textura, trabalhando os traços colocados no papel para então representar a ideia ou ilusão dos fios. Esses traços devem ser cuidadosamente colocados no intuito de ressaltar as formas estabelecidas nos passos anteriores, seguindo a direção definida pelas mechas (imagem 06).


Imagem 06

Faz-se necessário ressaltar também que a própria ação de acrescentar textura no cabelo influenciará a intensidade dos tons estabelecidos no passo 2, portanto aplicação de textura deve ser feita de forma moderada.

A junção dos 3 passos resultará num desenho que representará o cabelo com todas as suas características: volume, fluidez, leveza, tonalidade; e servirá como mais uma forma de compor um personagem (imagem 07).


Imagem 07

Agora, caro leitor, cabe a você realizar esse processo e criar seus próprios penteados e personagens. Até a próxima e continue desenhando!!


Autor: Vitor Neto (Instrutor de Desenho Básico)

 

Quer receber tutoriais e dicas gratuitas em seu e-mail? Clique aqui e cadastre-se!


Faça uma aula experimental grátis online e AO VIVO de fundamentos de Desenho. Aprenda a dar vida às suas ideias e sonhos! Aulas com acompanhamento individual em grupos pequenos, com material didático e acompanhamento de artistas do mercado!


As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um desenhista atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?


A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!


Clique aqui e saiba mais sobre o curso ou fale conosco diretamente pelo Whatsapp!

807 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page