top of page
  • Foto do escritorLipe Diaz

Trabalhando com Jogos

Muitos profissionais desejam trabalhar com jogos atuando como Game Designer, Concept Artist, Animador, Escultor, Programador e Roteirista. Como comentado anteriormente, o aprendizado com estudo e disciplina é fundamental para alcançar esse objetivo. A força de vontade e a meta com os objetivos bem definidos, tem muta importância dentro desse processo.





O trabalho com jogos não é uma tarefa fácil, existem muitos tópicos envolvidos dentro do desenvolvimento e estrutura de trabalho. Vou comentar nessa matéria, em especial, o papel geral dos profissionais envolvidos no desenvolvimento.

O primeiro desafio é definir o mercado de atuação do produto que será criado. Hoje no mercado de jogos possuímos três vertentes, não são muito diferentes e distantes uma da outra no quesito criação, os jogos de mesa, conhecidos também como “Board Games”, os “Wargames”, os Card Games e os jogos eletrônicos “Games”.

A forma de construção do raciocínio matemático inicial, não é tão distinto dentro dessas três linhas de produtos. São diferentes na formatação, desenvolvimento, tamanho da equipe, composição da equipe, apresentação aos mercados e por consequência aos consumidores.



Desenvolvendo – Visão Geral

O desenvolvimento dos jogos de mesa, envolvem três linhas de criação com objetivos e públicos comuns ou distintos. Os jogos de tabuleiro, “Board Games”, os “Wargames” com ou sem maquete e os “Card Games”. Em todos esses, a criação matemática é fundamental para o sucesso. Pensando sempre com simplicidade para o desenvolvimento inicial matemático do processo de criação do jogo. A simplicidade na mecânica é um fator importante de sucesso para o game.


O desenvolvimento dos jogos eletrônicos (Games) o preceito matemático inicial, comentado acima, é basicamente o mesmo. As equipes são maiores, envolvendo programadores e animadores, utilizando recursos de programação complexos e hardwares potentes.

Para desenvolver qualquer jogo, seja ele eletrônico ou não, devemos primeiramente definir a história e por consequência o ambiente, o universo e o tempo. Assim sendo, comento que o jogo poderá abordar a história humana passada, presente ou futura, poderá abordar um ambiente fantástico ou real, um mundo equilibrado ou caótico, um determinado personagem que poderá ser humano ou não, como foco do jogo. É importante desenvolver uma história, para isso a equipe pode contar com um Roteirista para esse desenvolvimento. Dependendo da experiência do Game Designer, o mesmo poderá também participar desse processo em conjunto com o Roteirista.



Roteirista

O Roteirista é responsável pela criação da história em si, que será utilizada para a estrutura do game. Nesse caso o Game Designer fará o acompanhamento desse desenvolvimento e a leitura do roteiro capturando todas as principais estruturas, passagens e personagens, para a conversão matemática de interação, envolvendo todos os elementos do game, com o objetivo de criar o jogo.

O Game Designer pode ser um Roteirista?

Sim, pode, desde que tenha os devidos conhecimentos e experiência para isso.





Game Designer

Devemos possuir o universo muito bem definido, com todos os seus personagens e a história, após essa etapa, que considero um trabalho longo e detalhado, passamos para a criação matemática das regras e o estudo de desenho dos ambientes e personagens. Sendo assim, o Game Designer fará o desenvolvimento matemático, e também a orientação dos demais profissionais que fazem parte da equipe de criação dos desenhos, mundo, ambientação e personagens para o jogo. Game Designer será responsável pela definição e desenvolvimento do comportamento matemático de todos os elementos contidos no jogo e suas ações dentro do contexto do cenário, pertencente a esse jogo. Essa matemática também é conhecida como mecânica de jogo. O Game Designer acompanha todas as fases de criação e desenvolvimento do game.





Jogos eletrônicos (Games)

O desenvolvimento dos jogos eletrônicos (Games) o preceito matemático inicial, comentado acima, é basicamente o mesmo. As equipes são maiores, envolvendo programadores e animadores, utilizando recursos de programação complexos e hardwares potentes.

Dentro dos jogos eletrônicos serão adicionados, a equipe de desenvolvimento, os profissionais de informática, conhecidos como programadores, os profissionais de banco de dados conhecidos como Database Administrators, administradores de servidores (se o jogo for on line), profissionais de segurança sistêmica, Web Designers e animadores. O Game Designer é um programador?

O Game Designer pode sim ser um programador, mas não atua somente nessa área. Considero um grande erro de visão confundir o Game Designer com um programador.

Os programas gratuitos que podemos utilizar para criar, desenvolver e implementar uma interface para games eletrônicos são o Unity, Unreal, dentre outros. Ao final da matéria deixarei os links.





Profissional de Concept Art

O profissional de Concept Art, utilizando o roteiro, com a supervisão do Game Designer, fará os desenhos do universo e seus personagens. Serão feitos muitos desenhos, esses desenhos são conhecidos como sketchs. Os skechts são desenhos rápidos de estudo, não finalizados, podem ser coloridos ou não. Os skechts serão utilizados para o desenvolvimento e finalização do conceito final, relacionado aos ambientes do universo, como também os seus personagens.

O Concept Art irá traduzir para o papel físico ou eletrônico o conceito do mundo criado pelo roteirista em conjunto com o Game Designer.



Profissional de Escultura

Podemos ainda contar, na composição da equipe, com um profissional de escultura. Esse profissional estará dedicado a confecção das peças do games, das figuras que fazem a composição dos jogos e também de bonecos promocionais para a comercialização ao público. Tanto para os jogos de mesa, como também para os games eletrônicos, o profissional de escultura estará presente, possuindo uma importância significativa dentro do processo. O processo de criação das peças poderá ser realizado utilizando a escultura tradicional ou a escultura eletrônica, ou até mesmo ambos. Como saída de confecção das peças a utilização de impressão 3D em resina. O Game Designer também acompanha o desenvolvimento das peças criadas pelo Escultor.

Para a escultura eletrônica possuímos os softwares Zbrush (não é gratuito) e também o Blender.





A Escola

Recomendo a Escola de Artes Visuais Lipe Diaz, lá podemos encontrar os cursos de roteiro, escultura, desenho e Concept Art. Considero esses cursos fundamentais dentro do contexto para a criação de games, sejam eles de mesa ou eletrônicos.

Mais a frente, nas próximas matérias, farei uma abordagem mais detalhada de todos os profissionais envolvidos no processo de criação dos games.



Links Úteis


Concept Art, Animação e Escultura – Softwares gratuitos:


Modelagem e escultura – Softwares:

Link Zbrush (não é gratuito) - https://pixologic.com/


Desenvolvimento – Softwares gratuitos:


Animação 2D e 3D – Softwares gratuitos:


Escola recomendada: Escola de Artes Visuais Lipe Diaz:



Texto: Carlos Ewald

Artes: Renan Ribeiro (Ex-aluno e concept artist)

 

Para um domínio adequado das ferramentas dessa mídia, naturalmente o costume de observar e estudar os conteúdos já publicados é de grande ajuda, mas é fundamental o conhecimento dos conceitos básicos do desenho. Para tanto, a Escola Lipe Diaz oferece aos interessados o curso de desenho básico para aqueles que desejam iniciar uma jornada própria visando à formação profissional no campo gráfico. A partir dessa introdução, os interessados podem se encaminhar, ainda, para duas diferentes alternativas que encontram carências que o mercado busca constantemente saciar – de um lado, o curso de Ilustração Digital e Concept Art, voltado para o trabalho com artes conceituais (concept art), base para toda criação de conteúdo visual para games, filmes, séries, animações e para finalidades editoriais. Em outras categorias, ainda há o curso de pintura digital e o curso de desenho digital, que procuram elaborar de forma mais trabalhada as faculdades aprendidas no modelo básico, cada qual dentro de suas propostas.



Venha dar início à sua carreira na área de Games conosco!


Curso de desenho básico e desenho digital, de caráter introdutório; e curso de pintura digital e Ilustração Digital e Concept Art em caráter de curso de qualificação.


Dúvidas? Faça uma aula experimental, online e AO VIVO! Saiba mais sobre o curso de Ilustração Digital e Concept Art clicando aqui.


As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um artista atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?


A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!


Clique aqui e agende uma aula experimental! Você também pode falar conosco no Whatsapp!

289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page