• Isabela Flores

PINTURA DIGITAL - COMO COMEÇAR?



Hoje vamos começar a falar sobre pintura digital e gostaria de começar tirando algumas dúvidas que eu vejo muito surgirem em iniciantes nessa área:

➔ Qual a diferença entre pintura digital e pintura tradicional?

➔ Eu preciso entender de pintura tradicional pra conseguir pintar digitalmente?

➔ Quem não desenha pode pintar digitalmente? Eu preciso entender quais conceitos antes de pintar?

➔ Mesa digitalizadora é importante pro artista digital? É preciso ser mesa com tela? Pode pintar com o mouse?


Qual a diferença entre pintura digital e pintura tradicional?


A diferença entre pintura digital e pintura tradicional é o material que você está usando.

Assim como a diferença entre pintar com aquarela e pintar com tinta óleo você precisa entender as técnicas específicas para cada material, pra poder conseguir trabalhar com todo o potencial que cada tinta tem sua particularidades (como fluidez, secagem, transparência etc). Mas o fundamento sobre cor, observação e pintura é o mesmo, também a diferença do tradicional pro digital serão as técnicas usadas, mas o conceito básico entendido em um pode ser aplicado no outro.





Eu preciso entender de pintura tradicional pra conseguir pintar digitalmente?

Não necessariamente. Claro que se você já trabalha com pintura tradicional, e já desenvolveu e aprendeu bastante sobre como desenvolver o material com esses materiais, você vai ter mais facilidade na hora de aplicar os fundamentos do conceito de pintura, porém, você vai precisar entender as técnicas da nova ferramenta e desenvolvê-la.


Além de que você terá a dificuldade extra da falta de costume com o novo material (o deslize da caneta de uma mesa digitalizadora ou tablet, não é o mesmo de uma caneta ou pincel, e muitas pessoas demoram pra se acostumar com isso)


Quem não desenha pode pintar digitalmente? Eu preciso entender quais conceitos antes de pintar?


É importante explicar que, caso você queira entrar no mercado de trabalho de artes e se destacar com seu portfólio, não tem um “atalho”. Você precisa entender os conceitos básicos. Por exemplo, você pode entender das ferramentas e conseguir pintar, aplicar o claro e escuro, texturas etc. Mas como pintar um rosto perfeitamente sem entender sua estrutura tridimensional? Como você vai conseguir pintar mostrando o formato dele correto através das sombras e luz se não entender qual o formato dele? Talvez só copiando.

Ou seja, usando técnicas de pintura digital você será capaz de pintar e aplicar vários pontos importantes na pintura, mas é importante para um desenvolvimento melhor aprender os conceitos básicos de anatomia, estrutura, formas e etc.

Se você conseguir fazer isso bem no lápis você conseguirá fazer no digital.

Mesa digitalizadora é importante pro artista digital? Pode pintar com o mouse? É preciso ser mesa com tela?


Sim, é importante. Poder pintar com o mouse pode, mas eu não aconselho. Eu já fiz e conheci o que significa L.E.R. (Aliás sempre faça pausa pra uns exercícios básicos se não quiser conhecê-la cedo). Mas não precisa ser a mesa digitalizadora com a tela. Pode ser a comum mesmo. Eu usei por muitos anos e nunca me importaria de usa-las novamente.

No começo é um pouco difícil pegar o jeito, já que é uma ferramenta nova, mas assim que você acostuma fica muito fluido de trabalhar, Aliás quando eu mudei pra uma mesa digitalizadora que é um monitor, eu nem senti toda a diferença que as pessoas dizem, nem foi isso que melhorou os meus trabalhos.


Claro que talvez pra alguns sintam mais essa diferença, mas como eu trabalhei por anos em uma comum, não sentia mais dificuldade nelas.


Texto: Isabela Flores


Pelo visto você já está pensando em começar sua carreira como animador? Bem, honestamente, não é nenhuma surpresa!


Nossos alunos são destaque no mercado de trabalho! Veja esta animação do Kim Caldas (Chimpo), ganhou uma das 8 concorridas vagas no disputado evento internacional Cartoon Crunch da empresa Wacom, representando o Brasil e a Lipe Diaz Escola!



Saiba mais sobre nossos cursos de Animação 2D. Nossas aulas são ministradas por profissionais atuantes no mercado e podem ser online e AO VIVO ou presenciais em nossa sede no Centro do Rio de Janeiro!


As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um animador atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?


A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!


Clique aqui e agende uma aula experimental gratuita online e AO VIVO! Matrículas abertas para a turma de Animação 2D! Para mais detalhes, clique aqui e fale conosco no Whatsapp!

30 visualizações
NÓS ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL E TALENTO ARTÍSTICO

LIPE DIAZ - UNIDADE CENTRO

RUA BUENOS AIRES, 23 - 301 - CENTRO -  RIO DE JANEIRO

LIPE DIAZ - UNIDADE BOTAFOGO - ESCOLA DÍNAMIS

RUA BAMBINA, 118 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO

(21) 3199-0891

WhatsApp-icon.png

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEDE CENTRO e ONLINE:

Segunda a Sexta (9h às 20h) e Sàbado (9h às 17h)

FILIAL BOTAFOGO

Sábado (9:00 às 12:00)

Parceiros Comerciais:

Dínamis.png
Sem título-1.png

Nossas Redes:

  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Wix Facebook page
  • twitcg
  • Wix Google+ page

© Lipe Diaz - Escola de Artes Visuais.  2016 - 2020. Todos os direitos reservados.