top of page
  • Foto do escritorLipe Diaz

O Poder da Observação na Construção de uma Identidade Visual na Escultura

Dos recursos aos quais o artista pode recorrer na concepção de sua obra, nenhum é mais importante que sua mente, e com o trabalho empregado no preparo e acabamento de esculturas, a situação não é diferente. Para um profissional desse campo ser reconhecido dentro do mercado de trabalho, é fundamental, além de dominar todos os conceitos básicos de sua atividade, possuir uma capacidade técnica que é basicamente um reflexo de sua percepção das formas às quais representa. Seja uma criação a partir da figura humana ou desenvolvida a partir de uma imagem mental diferenciada, uma competência de suma importância para o artista nesse processo é a sua capacidade de observação.





A visão é um dos cinco sentidos a que o ser humano é capaz de denotar, porém, o ato de ver e observar, ambos comumente associados à essa natureza, possuem particularidades semânticas muito distintas. Basta abrirmos os olhos para vermos objetos, o reflexo da luz sobre suas superfícies dando-lhes forma e profundidade, contudo, para observarmos algo, é necessário dedicar um olhar mais atento sobre o dado foco.


Quando se é reforçada a prática da observação, a percepção do artista adquire mais riqueza de detalhes, que podem ser transmitidos para as peças que este produz. Isso se reflete em termos de uma maior expressividade na retratação da figura humana e colabora para a construção de uma identidade visual distinta a partir da ótica individual do autor, fatores estes que podem potencialmente aumentar o valor da obra tanto em termos simbólicos quanto monetários.





Em meio aos contínuos estímulos a que estamos sujeitos em sociedade, captar a atenção de um único indivíduo ou de um determinado conjunto para o seu material em meio a tantos outros é algo que vem se mostrando fundamental para as empresas nos dias de hoje. Para tanto, elaborar uma modelagem particularizada pode colaborar para destacar um produto em específico com relação aos seus pares. E essa questão vai além do cenário industrial para também encontrar validade no campo da escultura.


Empresas no segmento artístico podem seguir essa determinada linha de pensamento na hora de trabalhar suas produções voltadas para o mercado. Alguns exemplos que podemos observar são as super-heroínas lançadas no selo Bishoujo Kotobukiya, as diversas criações da empresa Funko, e, em uma escala mais individual, o trabalho do artista carioca Ique Woitschach, que já criou várias estátuas em tamanho real de figuras culturais históricas que são apresentadas como pontos turísticos na cidade do Rio de Janeiro (como o poeta Manoel de Barros na Avenida Afonso Pena, o compositor Pixinguinha no bairro de Ramos, o emblemático apresentador Chacrinha no Jardim Botânico, e o músico Michael Jackson no morro Santa Marta).


Além dessa vertente, a observação permite um aprimoramento sobre as formas preexistentes em termos de mercadorias, o que dá à arte da escultura um escopo para sua aplicação dentro do mercado de design de produtos e embalagens de grande relevância. A partir da determinação de funcionalidades práticas que os bens de consumo atuais oferecem ao consumidor, as empresas podem buscar artistas de modelagem para qualificar suas linhas de produção criando um conjunto de diferenciadores visuais que os distingua das concorrentes. O próprio magnata das telecomunicações Steve Jobs constantemente reconhecia em entrevistas que a identidade visual dos produtos de sua marca era um fator de suma importância naquilo que a empresa se propunha a oferecer aos seus clientes.





Para permitir que os interessados em desenvolver uma carreira de sucesso no trabalho com esculturas assim o façam, a Escola Lipe Diaz oferece o Curso de Modelagem em Clay, no qual é estudada a elaboração de peças com massa cerâmica, o Curso de Desenho Básico, onde são trabalhados conceitos fundamentais para a prática artística como proporção, simetria e perspectiva, e o Curso de Desenho Artístico e Técnicas de Pintura, que podem permitir ao escultor realizar um acabamento de maior qualidade em suas futuras peças.


Um olhar atento é o começo para uma experiência artística rica e fora da mesmice. Venha moldar sua história de sucesso conosco!


Texto: Gabriel Guimarães - Fundador do "Quadrinhos para quem gosta"

Esculturas: Elenilson Moura - Instrutor e Escultor Profissional

 

Quer receber tutoriais e dicas grátis em seu e-mail? Clique aqui e se cadastre!


Faça uma aula experimental grátis, online e AO VIVO! Saiba mais sobre o curso de Escultura e Modelagem em Clay clicando aqui.


As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um artista atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?


A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!


Clique aqui e agende uma aula grátis! Você também pode falar conosco no Whatsapp!

270 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page