top of page
  • Foto do escritorLipe Diaz

Mercado 3D - Escultura, Modelagem e Animação

Atualizado: 19 de abr. de 2020



Escultura é uma arte que representa  imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.


Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. A escolha de um material normalmente implica a técnica a se utilizar.


Modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila. Atualmente um dos materiais mais utilizados na modelagem (tradicional), são as oil clay, uma argila sintética a base de óleo e ceras que reage a temperatura. As clays possuem durezas diferentes, as mais duras necessitam ser aquecida em estufa ou forno de lâmpadas. O clay não seca nunca, não retrai, não deforma, não racha ou trinca e pode ser reaproveitado indefinidamente.

 

Já no meio digital,  com por meio de softwares específicos  é possível simular objetos, cenários e personagens em cenas animadas ou estáticas. Sua aplicação é destinada a diversas áreas, como cinema, jogos, arquitetura e ilustrações. Os fundamentos da modelagem são os mesmos, tanto no digital quanto no tradicional e ambas técnicas são utilizadas até hoje.


cinzelação, quando de um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas de corte próprias, para pedra ou madeira.

Fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais.


Moldagem é o processo artístico usado para criação de " matrizes " e, dependendo do material, pode ser usado para criação de réplicas. As réplicas são criadas utilizando matéria-prima não sólida.  Este consiste da colocação da matéria-prima em um molde, dividido em duas ou mais partes, dependendo da complexidade da forma final da peça.


Digamos que o Escultor,  cria matrizes para reprodução ou raras peças únicas para colecionadores. Normalmente chamamos os escultores atuais de modeladores tradicionais ou digitais . A modelagem é a técnica mais usada.



 Desde a antiguidade o homem vem desenvolvendo esculturas  realistas com infinitos usos e aplicações. Hoje em dia as modelagens tridimensionais ganharam destaque na cultura pop devido às  suas infinitas aplicações através do meio digital, mas não devemos esquecer que modelagens tridimensionais são usadas em setores como a indústria e a medicina  há séculos.


Tudo que pode ser imaginado pode ser convertido em 3D, objetos em 3 dimensões. Do chinelo que você usa aos fantásticos  automóveis. É possível modelar cenários e figuras realistas. O processo criativo de animação digitais e 3d não é tão distante do processo de  criação de cenários e figuras para serem animadas em stop motion . As técnicas de animação são as mesmas que as da animação tradicional, o que muda são as facilidades do meio digital. E a tecnologia está cada vez mais sofisticada. Um habilidoso escultor tradicional pode sim migrar para o digital, os fundamentos de observação continuam os mesmos e a tecnologia é para o artista digital o que o bloco de pedra era para os escultores clássicos. Quando o animador  ou escultor digital não tem as bases clássicas e tradicionais, isso reflete em seu trabalho. O profissional completo trabalha com informações. O software , o clay ou a pedra são as mídias a serem desafiadas. 



A representação da realidade, e a matemática deram origem aos board games. Somando a animação a interatividade surgiram os jogos  eletrônicos. E o escultor sempre ali presente, transformando materiais em seres e objetos.

A arte da escultura é muito utilizada no design de produtos,  action figures, jogos, filmes e efeitos especiais. Desde a materialização da escultura física até visualizações  virtuais das mesmas.



Perfil do Escultor:


Área: Humanas

Atributos do Profissional: Criativo e observador

Salário Médio no Brasil :  Escultor, Modelador  3D e Animador 3D





 

Formação: Tudo começa nos fundamentos. Tanto da modelagem, quanto da animação tradicional. Se você já é um profissional, estude os fundamentos. Se você quer ser referência, estude os fundamentos!


Serviço:


Agende uma aula online experimental grátis! Conheça nosso sistema de ensino online exclusivo, faça uma aula ao vivo com o professor, utilize o chat, câmera e microfone, compartilhe sua tela durante a aula para receber feedback salve seus trabalhos no fórum do curso. Aprenda de onde estiver! Clique aqui e agende uma demonstração gratuita!


Escultuiras da postagem: Elenilson Moura


3.342 visualizações0 comentário
bottom of page