top of page
  • Foto do escritorLipe Diaz

Guia para iniciantes - Desenho e pintura digital



Crédito: Lipe Diaz

O objetivo deste guia é ajudar os iniciantes a navegar pelo largo oceano que é a arte do digital! O que vamos abordar neste artigo:


  • Hardware para artistas digitais

  • Programas e softwares de arte digital

  • Fundamentos

  • Fluxos de trabalho

  • Transição do tradicional para o digital

  • Recursos para iniciantes



 

Hardware para artistas digitais


Sugerimos que você invista em uma mesa digitalizadora. Não precisa ser um Cintiq ou fazer um investimento tão algo assim, é possível fazer maravilhas com apenas uma mesa digitalizadora básica. Recomendamos tablets de nível intermediário como o Bamboo Capture para você começar sua jornada.


Se você realmente deseja comprar uma Cintiq, vá em frente. Existem muitos concorrentes decentes no espaço dos monitores gráficos, faça seus testes. Se você optar por um tablet , mantenha ele sempre conectado. O conectores de USB são muito sensíveis e fáceis de quebrar.


Também recomendamos os tablets PCs com caneta (Surface) ou o iPad( O Ipad Pro é excelente )

 

Programas e software de arte digital


Crédito: Fernando Cruz

Existem alguns concorrentes para o título de melhor software de arte digital para iniciantes, todas as opções possuem uma curva de aprendizado. Depois que você aprende um, os outros são semelhantes o suficiente para que não seja difícil mudar para outro. Você só precisa aprender o que são camadas, quais efeitos você pode fazer com elas e aprender palavras como opacidade e fluxo.



Se você deseja começar sem investimento, sugerimos o Krita, que é um software grátis e com várias opções.




  • Adobe Photoshop - Recomendado para quem pretende atuar em empresas. É oferecido agora em um modelo de assinatura, mas você pode obter o CS6 ou CS5 para sempre por um alto custo inicial. Prós: Muitas vezes considerado o padrão do setor, possui muitos pincéis, texturas e recursos para usar - já que a comunidade é enorme. Temos aqui na empresa a última versão da licença perpétua do software.


  • Affinity Photo / Designer - Ótimos programas, embora bastante novos. Ambos são muito mais baratos que a oferta da Adobe. O Designer pode usar pincéis de varredura / vetor, embora o AP possa ser um pouco mais semelhante à pintura para PS, se você estiver acostumado a isso. Você pode experimentar testes gratuitos para ambos e decidir então.


  • Krita - um bom exemplo de software gratuito e de código aberto. Ótima comunidade, pincéis, texturas, interface do usuário, preço! Mais voltado para a pintura do que alternativas como o GIMP.


  • MyPaint - possui uma tela infinita (raster) e um mecanismo de pincel muito bem feito. Grátis e de código aberto. Pode exigir algum conhecimento técnico para instalar no macOS (use MacPorts).


  • ArtRage - conhecido por seu mecanismo de escova com aparência natural / tradicional;


  • GIMP - gratuito e de código aberto um pouco problemático, mas agora muito melhor, comparável ao PS, mas com uma interface de usuário mais complicada. Embora você possa modificá-lo para se parecer com PS.


  • FireAlpaca e MediBang Paint, que são softwares gratuitos de pintura digital e criação de mangás que estão próximos do Paint Tool SAI.


Quanto aos programas de desenho, existem opções como o Sketchbook da Autodesk ( Software mais usado no mercado de desenho atualmente ), Mischief e outros.


Por enquanto, acho que pode ser mais fácil começar aprendendo um dos itens acima primeiro.


 

Crédito: Fernando Cruz

Fundamentos



Agora que você fez uma escolha, recomendo a leitura do guia do usuário de qualquer software que você instalou. Ou se você não quiser fazer isso, aqui estão algumas coisas essenciais para saber quando, uma vez que o desenho digital para iniciantes pode parecer muito:





  • Aprenda a criar um documento e provavelmente defina seu DPI em 200/300;


  • Aprenda a ajustar as configurações do pincel - especialmente para ativar a pressão da caneta;


  • Aprenda opacidade;


  • Aprenda a dureza do pincel - recomendo pintar com um pincel rígido. As bordas suaves parecem bagunçadas e a mistura não é tão boa com um pincel macio, a menos que você esteja pintando como o céu. Mesmo assim, as nuvens são mais bonitas com arestas duras, mas mescladas;


Nota: não enlouqueça procurando pacotes de pincéis. O pincel rígido básico e padrão é um ótimo pincel e as pessoas fazem coisas incríveis com ele. É ótimo aprender a usar isso antes de seguir em frente e experimentar pincéis aleatórios;


  • Aprenda camadas e modos, começando com normal, multiplicado e sobreposto;

  • Aprender a usar máscaras também é muito útil;

  • Aprender atalhos de teclado é útil para acelerar o seu fluxo de trabalho;


Aprenda os fundamentos da arte em geral que se aplicam a todos os meios, como:


  • Composição;

  • Estrutura e forma;

  • Iluminação e valor;

  • Teoria da Cor;

  • Perspectiva;

  • Anatomia (se estiver desenhando pessoas / animais).


Frustrado com a tentativa de encontrar seu estilo ? Tente experimentar e deixe-se descobrir ao aprender a desenhar mais.


 

Exemplo de fluxo de trabalho


Existem muitas maneiras diferentes de pintar. Aqui está apenas um exemplo de como você pode começar se estiver sobrecarregado, pois o processo de como iniciar a arte digital pode parecer complexo.


1. Comece com um planejamento básico ;


2. Em uma nova camada, crie um esboço aproximado de um assunto em opacidade mais baixa e opcional dessa camada, crie uma camada sobre ela para fazer trabalhos de linha e oculte ou exclua (se você estiver nervoso) a camada de esboço;


3. Quando estiver satisfeito com o esboço (ou camada de linha), diminua a opacidade;


4. Em uma nova camada abaixo do esboço, pinte com cores básicas (sem sombras / realces) as formas do seu assunto;


5. Em uma nova camada definida para multiplicar, comece a colocar seus detalhes e suas sombras. Use tons coloridos, de maneira ideal, não apenas adicionando preto à cor base. Isso parecerá ruim e não natural;


6. Em uma nova camada definida para sobrepor, coloque alguns destaques. Não exagere e observe onde está sua fonte de iluminação e mantenha-a consistente;


7. Em uma nova camada, misture algumas cores usando o conta-gotas e um pincel para fazer transições mais suaves, mas não exagere;


8. Em uma nova camada, adicione alguns retoques como achar melhor;


9. Assinar e exportar.



É uma boa ideia salvar seu trabalho periodicamente. Se o seu arquivo for muito grande, você poderá mesclar camadas, mas tenha cuidado com isso.


 

Transição do tradicional para o digital



Você pode pegar esboços tradicionais, modificá-los e pintar. Você também pode iniciar diretamente no digital. É uma preferência pessoal. Recomendamos aprender a fazer as duas coisas e, em seguida, fazer o que mais lhe convier no momento.


Por exemplo, talvez a inspiração o atinja e você rabisque num papel. Agora é bom aprender a transferir esse esboço para o digital, se você quiser.

Crédito: Fernando Cruz
 

Recursos para iniciantes


Algumas sugestões de recursos para você utilizar durante a criação de suas primeiras artes digitais e também durante toda sua carreira como ilustrador.



Imagens e referências gratuitas:

Plataformas e comunidades para artistas:



 

Que tal agora agendar um bate-papo conosco e tirar dúvidas online? Nossos professores são artistas atuantes no mercado e irão lhe ensinar muito além das técnicas! Agende uma aula experimental grátis hoje mesmo!



Desejamos a você uma excelente jornada como ilustrador digital e concept artist Para sua boa formação oferecemos cursos online e presenciais.


Clique nos links e saiba mais sobre nossos cursos!





11.339 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page