• Lipe Diaz

Estude Animação: Principais Estilos.




Dos aclamados filmes de animação aos games que fazem sucesso no mundo inteiro, os responsáveis por essa verdadeira arte ser possível são os profissionais da área de roteiro, animação, ilustração, dublagem, música, efeitos, modelagem, dentre outros. As animações fazem parte de um universo muito mais amplo do que se imagina. Series animadas, publicidade, efeitos especiais, vide-o clipes, vinhetas, vídeos instrucionais, são alguns exemplos de aplicações. O trabalho dos ilustradores e animadores é o que da vida as animações. É um mercado milionário que não existiria sem o trabalho dos estúdios de animação e suas equipes de excelência.


Animação não é apenas o processo de criar ilusão de movimento, mostrando séries de imagens estáticas numa rápida sucessão. A animação nos faz sonhar. Mas você sabe o que está por trás de tudo isso? No post de hoje falaremos sobre as principais técnicas de animação e explicar como cada uma funciona.

Animação Clássica 2D Tradicional e Digital


A animação bidimensional tradicional desenhada à mão tem tudo a ver com liberdade de estilo. Recomendamos o estudo da animação clássica a todos estudantes e profissionais de animação, tanto 2d quanto 3D.

O primeiro tipo de animação 2D pode ser chamado de animação tradicional ou animação por célula. Esse é o tipo clássico de animação com o qual você provavelmente está mais familiarizado. Os animadores desenhavam caracteres quadro a quadro, e então esses desenhos eram transferidos para folhas de acetato claras chamadas células para pintura. É daí que vem o termo animação celular .


Nos anos 90, quase todos os estúdios de animação deixaram de usar células e começaram a digitalizar desenhos no computador para obter cores digitais , e agora muitos animadores pulam o papel e desenham diretamente no computador, os fundamentos são os mesmos, usando uma mesa digitalizadora (tablet)  ou monitores como a Wacom Cintiq.


A animação desenhada à mão pode ser feita inteiramente analógica ou totalmente digital, ou uma mistura dos dois. O importante é que os animadores criem a animação quadro a quadro, usando as mesmas técnicas e princípios que antigamente era usado nos papéis e células.


Atualmente, a animação tradicional está sendo desenhada principalmente em computadores. Geralmente é animada em 12 quadros por segundo, com ações mais rápidas ocasionais animadas em 24 quadros por segundo.



Apesar do desenvolvimento das animações em 3D, as técnicas de animação em 2D continuam em alta demanda. Elas são amplamente utilizadas na indústria de mídia e entretenimento. Um exemplo recente que indicamos é o filme “Klaus”, magnífica animação e roteiro. A animação contou com os recursos de iluminação interativa e as avançadas capacidades de textura do software Harmony Toonboom.








Animação Stop Motion


Animação Stop motion ou Stop frame é uma técnica na qual os animadores manipulam fisicamente os objetos, fazendo parecer como esses objetos se movem por conta própria. Em outras palavras, é uma seqüência precisa de quadros que são reproduzidos criando uma ilusão de ação e movimento.


O stop motion tem diversas variantes, mas todas envolvem a manipulação de objetos do mundo real . Esses objetos são movidos levemente e fotografados um quadro por vez. Quando mostrados em sequência, esses quadros criam a ilusão de movimento .

No stop motion mais sofisticado, como os criados por Laika (Coraline, Kubu e as Duas Cordas), um boneco especialmente equipado é filmado em um palco em miniatura.


A animação Stop-Motion foi usada com frequência como efeitos especiais antes da introdução da animação CGI e, como tal, tem uma história muito longa na indústria de animação e cinema, começando em The Humpty Dumpty Circus (1887, Blackton).Uma das primeiras animações de argila foi Modeling Extraordinary (1912), e a primeira animadora feminina foi uma artista de stop motion chamada Helena Smith Dayton, que fez um curta de animação de argila baseado em Romeu e Julieta em 1917. Não podemos esquecer as obras do diretor de cinema Ray Harryhausen,um entusiasta e um mestre surrealista, dedicado a entreter o máximo possível de pessoas, com o cardápio popular porém refinado, da linguagem cinematográfica.


Existem diversos tipos de animação stop motion:


  • Clay

  • Bonecos

  • Figuras de ação / Lego

  • Recortes

  • Silhueta

  • Pixels


Muitos filmes de animação em stop-motion possuem uma legião de fans, com destaque para "O estranho mundo de Jack" e "Fuga das Galinhas". Recomendamos a experiência a todos estudantes e profissionais de 3d, incluindo o estudo tradicional da escultura como base sólida.



Recomendações de softwares de Animação Stop Motion:






Animação Digital 3D

A animação 3D foi definitivamente uma revolução na indústria de animação. Quem teria pensado que um dia os objetos poderiam aparecer no espaço tridimensional e poderiam ser facilmente girados e movidos? Hoje, para alcançar este efeito, você terá que aprender como modelar digitalmente um personagem esculpi-lo perfeitamente e dar-lhe um esqueleto que possa mover e manipular. Você precisará posicionar o modelo em certos quadros e esperar que o computador cuide do resto.

O 3D, também conhecido como CGI (imagens geradas por computador), é o tipo de animação mais popular atualmente para filmes de longa-metragem , e tornou-se comum também na TV e nos curtas-metragens.

Esse também é o mesmo tipo de animação usada para criar personagens digitais para filmes de ação ao vivo e animação para videogames. Um animador usa um boneco digital (chamado de rig de personagem ) para posicionar o personagem e, em seguida, usa um sistema de caminhos de movimento (ou splines) para definir o movimento do personagem entre essas poses. O computador continua a interpolar os quadros da animação entre os quadros principais. O animador refina esses quadros até ficarem satisfeitos com a animação.

A animação 3D é um processo tecnicamente intensivo, que geralmente envolve muitos especialistas separados para modelar o personagem, equipá-lo com ossos e controles, animar e, em seguida, texturizá-lo e iluminá-lo para a saída final.

Imagens animadas em 3D são usadas para criar curtas-metragens, filmes completos, comerciais de TV e muito mais. Até Hollywood não se cansa desse estilo! A famosa "Wall-E" produzida pela Pixar Animation Studios para a Walt Disney Pictures em 2008 é um ótimo exemplo!



Os personagens da animação 3D são modelados digitalmente no programa e, em seguida, são equipados com um 'esqueleto' que permite aos animadores mover os modelos.

A animação é feita colocando os modelos em determinados quadros-chave, após os quais o computador calcula e executa uma interpolação entre esses quadros para criar movimento.

Quando a modelagem e / ou animação estiver concluída, o computador renderizará cada quadro individualmente, o que pode levar muito tempo, dependendo da qualidade das imagens necessárias.

Um animador 3D passará a maior parte do tempo olhando curvas que representam o movimento de diferentes partes do corpo ao longo do tempo. Outra grande diferença na animação 3D é que, diferentemente da animação tradicional, as partes do corpo do personagem estão sempre presentes e devem ser levadas em consideração.

Recomendamos o estudo das técnicas clássicas de animação e escultura para melhores resultados nos softwares de animação.

Recomendações de softwares de Animação 3D:


Animação Digital de Recortes (Cut out) ou baseada em vetor


No final dos anos 90, devido a restrições de largura de banda, muitos artistas começaram a usar o Flash para distribuir animações curtas (e muito limitadas) na Web, que geralmente eram de tamanho muito pequeno. Essa limitação deu ao Flash o apelo em massa, que o tornou um enorme sucesso entre artistas e animadores independentes .


O Flash realmente disparou em 2005, quando foi comprado pela Adobe. Quando o YouTube começou a crescer, ele explodiu completamente e hoje você encontra milhares de animações em Flash por lá. O motivo pelo qual 2D foi colocado em uma categoria separada é que, além da opção de animar quadro a quadro, um animador tem a opção de criar plataformas para os personagens e depois mover as partes do corpo individualmente, em vez de desenhar o personagem repetidamente.


Essas flexibilidades oferecem aos iniciantes mais opções ao abordar a animação, especialmente se o desenho não é seu ponto forte. A animação tradicional, por outro lado, requer habilidades de desenho muito fortes.


A animação cut out (ou baseada em vetor) consiste em desenhar as partes dos personagens separadamente e juntar ou alterá-las de maneira separada através dos frames ao invés de desenhar tudo novamente (como é feita na animação tradicional).


Atualmente, existem novas maneiras de criar animação 2D usando fantoches digitais 2D. Esses são caracteres 2D construídos com um sistema de esqueleto e controles que podem ser manipulados de maneira semelhante a uma plataforma de caracteres 3D.

A diferença entre caracteres manipulados 2D e caracteres desenhados à mão pode ficar um pouco embaçada.


Alguns programas permitem misturar e combinar perfeitamente a animação desenhada à mão com técnicas de fantoches 2D, às vezes até no mesmo personagem. Um personagem pode ter um esqueleto que permite ao animador colocá-lo, mas também possui outras partes que são animadas à mão. O software de animação específico para isso que predomina no mercado é o Toon Boom Harmony. Você sabia que a Lipe Diaz é o primeiro (e até o dia desta postagem o único) centro de treinamento autorizado da Harmony no Brasil? Saiba mais!


Um preconceito encontrado esse estilo de animação é o receio da movimentação ficar “robótica” demais. Para evitar isso, são empregado frames desenhados para a suavização de determinados movimentos ou apenas utilizar-se de mais variações das partes desenhadas.


Uma animação feita no Toon Boom Harmony bastante conhecida é Rick and Morty, nosso professor Leo Siqueira trabalhou nesse projeto e muitos outros:



Recomendações de software de Animação 2D





O Harmony Toon Boom te permite trabalhar de forma rápida para animar em qualquer estilo. Ele possui as ferramentas necessárias para você animar em cut-out e produções de animação híbrida. Assista o vídeo com a Demo da última versão do software:




Ele também fornece recursos adicionais para equipes de animadores que desejam compartilhar arquivos e gerenciar ativos de um banco de dados central localizado em um servidor. Seu sistema de banco de dados centralizado permite o compartilhamento de ativos entre cenas e permite que a carga de trabalho seja compartilhada em um estúdio ou entre vários estúdios. Também inclui controles de produção para gerenciar tarefas de renderização e coordenar a digitalização em lote de desenhos feitos no papel.

Pelo visto você já está pensando em começar sua carreira como animador? Bem, honestamente, não é nenhuma surpresa!




A Lipe Diaz Escola de Artes é o único centro de treinamento autorizado da Harmony Toon Boom no Brasil!



Saiba mais sobre nossos cursos de Animação Tradicional e Animação digital em Toonbom! Nossas aulas são ministradas por profissionais atuantes no mercado e podem ser online e AO VIVO ou presenciais em nossa sede no Centro do Rio de Janeiro!


As grandes diferenças e vantagens das aulas online e AO VIVO são a interação, mentoria e networking! Pense nisso: Por acaso, numa aula gravada, você consegue tirar dúvidas, ter feedback do seu trabalho diretamente de um animador atuante no mercado e trocar ideias com outros colegas e profissionais?


A Lipe Diaz Escola te proporciona muito mais do que o ensino das técnicas, aqui você terá uma EXPERIÊNCIA completa de aprendizado, e isso não tem preço!


Clique aqui e agende uma aula experimental gratuita online e AO VIVO! Nova turma de Animação Digital em Toon Boom aos sábados, de 9h às 12h! Para mais detalhes, clique aqui e fale conosco no Whatsapp!

0 visualização
NÓS ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL E TALENTO ARTÍSTICO

LIPE DIAZ - UNIDADE CENTRO

RUA BUENOS AIRES, 23 - 301 - CENTRO -  RIO DE JANEIRO

LIPE DIAZ - UNIDADE BOTAFOGO - ESCOLA DÍNAMIS

RUA BAMBINA, 118 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO

WhatsApp-icon.png

(21) 3199-0891

( 21) 98187-3749

Parceiros Comerciais:

Dínamis.png
Sem título-1.png

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEDE CENTRO e ONLINE:

Segunda a Sexta (9h às 20h) e Sàbado (9h às 17h)

FILIAL BOTAFOGO

Sábado (9:00 às 12:00)

Nossas Redes:

  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • YouTube ícone social

© Lipe Diaz - Escola de Artes Visuais.  2016 - 2020. Todos os direitos reservados.